Empresa para MÉDICO (A)
Você sabia que médico pode ter benefícios abrindo uma empresa? Ou seja, terá seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e prestará serviços dessa forma. Em outras palavras, significa que ele não atua sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), nem presta serviços como pessoa física.
Aqui, é preciso destacar que a partir do momento que uma pessoa se forma na faculdade de medicina e obtém o seu registro no conselho de classe — no caso, o Conselho Regional de Medicina — ela já está apta para exercer a profissão.
Esse exercício, por sua vez, pode ser feito das mais variadas maneiras, sendo elas:
- como um funcionário CLT assalariado e de carteira assinada;
- concursado em um órgão municipal, estadual ou federal (nesse caso o regime pode ser celetista ou estatutário, a depender do definido no edital do concurso);
- prestador de serviços como pessoa física, ou seja, autônomo;
- prestador de serviços como pessoa jurídica, ou seja, com o próprio CNPJ.
Quais as vantagens?
As vantagens de ser médico pessoa jurídica são muitas. A carga tributária tende a ser reduzida (em comparação a uma atuação como pessoa física), e o profissional ganha muito mais credibilidade na sua atuação.
Por ter um CNPJ próprio, a tendência é conseguir firmar contratos de prestação de serviços melhores, podendo até ter remunerações mais expressivas.
Mas sabemos que abrir empresa não é um processo tão simples assim para quem é leigo nesse assunto, a exemplo dos profissionais da área de saúde. Por isso, para evitar qualquer dúvida ou falha nesse processo, é essencial ter o suporte de alguém realmente especializado.
Ficou interessado? Entre em contato!